O sistema de cross-docking nada mais é que uma estratégia de gestão de logística e distribuição que abrange a transferência eficiente de produtos diretamente dos fornecedores para os clientes, com o mínimo de armazenamento intermediário. Sendo assim, ele é usado principalmente no sistema de transporte e distribuição para agilizar o fluxo de mercadorias e reduzir os custos associados ao armazenamento.
Neste sentido, essa estratégia ajuda a driblar desafios relativos à gestão de estoque, ainda mais quando existem problemas relacionados a espaços financeiros limitados para alocação de produtos. Por essa razão, essa é uma alternativa para obter maior eficiência nas operações logísticas.
Diante do exposto, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o sistema cross docking e qual a sua importância. Confira:
O que é Cross Docking?
O termo Cross Docking é de origem inglesa e significa índices de docas, refere-se a uma técnica utilizada pelo setor logístico para agilizar a distribuição de mercadorias. Dessa forma, seu objetivo principal é receber os produtos em um centro de distribuição (CD) ou estoque e no menor tempo possível, despachá-los e, então, serem transportados na direção ao consumidor final.
De modo geral, essa é uma estratégia inovadora, confortável que as mercadorias sejam distribuídas da etapa de coleta diretamente para expedição. Além do mais, vale frisar que são eliminadas fases do processo de armazenamento e consequentemente o tempo de permanência no estoque é reduzido.
Como funciona o sistema de cross-docking?
As mercadorias chegam ao centro de cross-docking a partir dos fornecedores em caminhões ou contêineres. Assim, esses produtos podem ser diversos, tais como alimentos perecíveis, eletrônicos, roupas, entre outros.
Desta forma, as mercadorias são descarregadas e convenientes com base em critérios predefinidos, como destino final, tipo de produto e urgência de entrega. Além disso, isso normalmente é feito por meio de sistemas de leitura de códigos de barras e sistema de tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).
Após a classificação, as mercadorias são movimentadas diretamente dos caminhões de entrada para os caminhões de saída, que as levam para seus destinos finais. Em razão disso, evita a necessidade de armazenamento de longo prazo no centro de cross-docking.
Em alguns casos, o sistema de cross-docking pode combinar várias remessas em um único caminhão, com o intuito de otimizar a eficiência do transporte. Logo, isso é particularmente útil em remessas de carga parcial, onde vários destinos estão localizados na mesma rota.
Importância do sistema de cross-docking:
O sistema de cross docking tem sido cada vez mais utilizado em determinadas operações logísticas, uma vez que possibilita diversos benefícios e, por isso, se torna importante. Posto isso, entre os principais aspectos que demonstra a importância desse sistema, podemos destacar:
Redução de custos: Geralmente, o cross-docking minimiza os custos associados ao armazenamento de longo prazo, como aluguel de instalações e manutenção de estoque. Por conseguinte, gera economias relevantes para as empresas.
Melhoria da eficiência: Ao minimizar o tempo de estocagem, o cross-docking acelera o ciclo de entrega e reduz os atrasos. Logo, é considerado importante no que diz respeito às entregas mais rápidas e just-in-time.
Melhor gerenciamento de estoque: Com menos mercadorias armazenadas por longos períodos, as empresas minimizam os riscos de excesso de estoque ou obsolescência, o que pode ser caro.
Resposta rápida às demandas do mercado: O cross-docking possibilita que as empresas se adaptem mais rapidamente a mudanças nas preferências dos clientes e na demanda do mercado, visto que as mercadorias podem ser rapidamente redirecionadas para atender às demandas urgentes.
Redução de erros: Com a automação e a tecnologia de rastreamento usadas no sistema de cross-docking, o risco de erros de manipulação e entrega é consideravelmente reduzido, resultando em maior precisão nas entregas.
Diminuição do tempo de trânsito: Ao eliminar o armazenamento intermediário, o cross-docking pode reduzir o tempo que os produtos passam em trânsito, o que certamente é vantajoso para produtos perecíveis ou de alta demanda.
Portanto, entende-se que o sistema de cross-docking desempenha um papel fundamental na otimização da cadeia de suprimentos, propiciando que as empresas melhorem a eficiência, reduzam custos e atendam às necessidades dos clientes de forma mais rápida e precisa.
A Eterna Logística é especializada em logística e transporte de cargas, possuindo em sua soluções o sistema de cross docking, estrutura e localização estrategicamente pensadas para facilitar o acesso e agilizar os processos logísticos.